PRESENTES

Sempre falo que me sinto em casa quando sentada em roda ao lado de outras mulheres. Sendo brasileira e vivendo em Portugal há 4 anos, esta sensação é um presente. O projeto da Manta de Retalhos vem possibilitando a nós do Tanto Mar a vivência de vários destes presentes. 

Um deles foi a nossa primeira experiência de encontro online em dezembro. Trouxemos para pertinho mulheres que estavam em Lisboa, mas também no Brasil, na Escócia e na França e que vão fazer a manta sozinhas ou em grupo de amigas e familiares. Foi uma roda com vivência, mas principalmente com a apresentação do que é a Manta para nós. Também momento para tirar dúvidas sobre a feitura do retalho e partilhar. Este foi o primeiro dos encontros mensais que vamos fazer até junho, quando será realizada a cerimônia de nascimento da Manta de Retalhos, com a costura do material produzido por todas as participantes. 
Na semana passada, recebemos outro presente da Manta de Retalhos. Desta vez materializado em uma viagem para Évora. Uma visita ao Círculos da Lua, facilitado por Lídia Matos e Suzana Morais, realizado toda primeira sexta-feira do mês, dentro dos Círculos de Transformação. Fomos convidadas para conhecer o trabalho lindo que fazem e o grupo já consolidado formado por mulheres que certamente precisávamos conhecer. Elas já começaram o processo de produção do retalho a partir de vivências da roda, como parte de uma das atividades do círculo e lá tivemos a oportunidade de ver algumas das ideias postas em papel e pintura que serão base para a construção dos retalhos de cada uma. 

Emocionante estar lá para ver as sementes da Manta que já foram plantadas. E também para compreender ainda mais a sensação de estar em casa: cada roda é uma, com suas vivências peculiares e a energia das mulheres. Mas todas trazem também os princípios básicos de horizontalidade, de acolhimento, de segurança, de união, de compaixão, de aconchego e de comunicação com fala respeitada e sem julgamentos. Isto faz de todos os círculos também um lugar que reconhecemos lá no fundo da alma. 

Convidamos Lídia e Suzana para contarem mais sobre seus círculos. Mas já adiantamos que elas também fazem os Círculos do Sol, rodas mistas que trabalham o Sagrado Masculino, realizados nos solstícios e equinócios. Estas rodas potenciam a energia masculina do astro rei, para trazer ação, celebração, consciência, foco e sustentação aos participantes. 

Por Neusa Rodrigues

Comentários

Mensagens populares