UM REGISTRO AMOROSO DO RETIRO CERIMONIAL DE NASCIMENTO DA MANTA
No dia que a Manta de Retalhos nasceu, no retiro cerimonial realizado no final de junho, na Courela da Freixeirinha, em Portugal, o tempo não era de Cronos e sim o Kairós que estava no comando. Sem relógio, sem pressa, fazendo tudo que era preciso fazer, tivemos um momento muito forte e muito íntimo abrindo a roda para o trabalho, que para nós durou um instante e também uma eternidade. Depois, caminhamos para uma clareira, na sombra de algumas árvores, e começamos a trabalhar. Defumamos, cantamos, tocamos, rimos e costuramos muito durante todo o dia. Foram 71 retalhos e éramos 9 mulheres a coser.
À noite, já bem tarde, ainda estávamos juntas, segurando lanternas umas para as outras, sentindo o cansaço do dia inteiro e também muita emoção. Era mais uma etapa finalizada desta jornada que durou um semestre. Com encontros mensais on-line para inspirar mulheres de várias partes do mundo e com a adesão de várias outras que produziram seu retalho em casa, sozinhas ou em grupo de amigas ou familiares, e enviaram para nós o resultado do seu trabalho, da sua inspiração, de várias memórias profundas, de muito amor e comprometimento.
Uma das mulheres que mais trabalhou neste longo dia do Retiro Cerimonial, com toda leveza, suavidade e bom humor, foi Priscilla Silva. Pri, como a chamamos, abraçou a ideia desde o primeiro convite. Não só de produzir o retalho e de participar do Retiro, como também de registrar com fotos e vídeos todo o processo. Só que, como tem facilidade com trabalhos manuais, herança dos dons da mãe, uma costureira de mão cheia, também foi das que mais coseu retalhos do começo até o fim. Com carreirinhas suaves, circulava para todo lado como se fosse mágica, sem interferir em nada que estava acontecendo. Ela costurava, gravava, tirava fotos e estava totalmente presente e emocionada como todas as mulheres da roda.
Como conheço Pri de outros carnavais, como se diz na minha terra, tanto pelo seu trabalho impecável no audiovisual, e também com terapias e massagens, estava bem tranquila que o registro iria ficar muito forte e emocionante, tal como sentíamos na hora. Depois do evento, ela com toda paciência para ouvir e muito respeito ao nosso trabalho, editou o vídeo que transporta a todas nós imediatamente ao momento de nascimento da Manta. Num outro tempo de novo, o de Kairós.Com toda alegria, apresentamos este vídeo feito para lembrarmos sempre do poder de estarmos juntas em círculo e para mostrarmos um pouco para o mundo a beleza deste trabalho que é um sonho do Tanto Mar e de todas mulheres que participam dele. Sim, participam no presente, porque a Manta ainda está crescendo e ganhando mais retalhos por onde passa. No encontro presencial realizado em setembro do Recife (Brasil) para mostrar de perto a Manta para as mulheres que enviaram seus retalhos para Portugal, ela saiu ainda maior, agora com 77 retalhos. E assim por diante.
Para ver o vídeo, clique aqui .
Fotos e vídeo: Priscilla Silva
Texto: Neusa Rodrigues
Comentários
Enviar um comentário